O Movimento Empresa Júnior (MEJ) surgiu na França, em 1967, tendo como principal objetivo complementar a formação acadêmica de seus participantes fornecendo experiências práticas. Na década de 80 o modelo francês consolidou-se e começou a se difundir internacionalmente, chegando à Suíça, Bélgica, Espanha, EUA e, em 1988, chega ao Brasil através da Câmara de Comércio Franco-Brasileira.
As empresas juniores (EJs) pioneiras no Brasil foram as da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Em pouco tempo o Movimento se espalhou por todo o país de forma expressiva, devido aos preços acessíveis, qualidade dos serviços prestados e a oportunidade de desenvolvimento pessoal que as empresas juniores proporcionam. O MEJ cresceu, profissionalizou-se e amadureceu, tendo mais de 27.000 universitários espalhados em cerca de 1.200 empresas juniores e realizando mais de 2.000 projetos por ano (Fonte: Censo e Identidade Brasil Junior 2010).
Empresa Júnior é uma associação civil sem fins lucrativos, formada e administrada por discentes de um curso superior.
Um dos objetivos das empresas juniores é o de desenvolvimento pessoal e profissional dos seus membros por meio da vivência empresarial, realizando projetos e serviços na área de atuação do(s) curso(s) de graduação ao(s) qual(is) a empresa júnior for vinculada. As Empresas Juniores contemplam as necessidades de três clientes principais:
Os alunos: Que se utilizam da interação entre os membros da empresa e da troca de conhecimento e experiências para se desenvolverem pessoal, profissional e academicamente.
As empresas: Que se beneficiam com os projetos desenvolvidos pelos alunos, cujas características são a alta qualidade dos trabalhos, garantida pela orientação dos professores, e o baixo investimento, uma vez que as empresas juniores não visam o lucro. Resultando assim, em consultorias de baixo custo e acessível para a sociedade.
As universidades: Que são favorecidas pelo retorno em imagem institucional, garantido pela divulgação que as Empresas Juniores necessariamente fazem ao seu nome. Também existe um retorno no que diz respeito à atração de novas parcerias, alunos e clientes (no caso de prestação de consultorias etc).
Por que optar por uma Empresa Júnior?
A empresa júnior contribui ativamente para o desenvolvimento da sociedade a qual está inserida, oferecendo serviços de baixo custo para a comunidade local, agregando o conhecimento recebido da universidades nas empresas locais.